características de uma carta comercial

A carta comercial, também chamada de correspondência técnica, é um
documento com objetivo de se fazer uma comunicação comercial,
empresarial.

A redação comercial tem como características comuns:

a) clareza: o texto, além de ser claro, deve ser
objetivo, como forma de evitar múltiplas interpretações, o que
prejudica os comunicados e negócios.

b) estética: a fim de causar boa impressão, o texto
deve estar bem organizado e dentro da estruturação cabível. Não pode
haver rasuras ou “sujeiras” impregnadas ao papel.

c) linguagem: seja conciso e objetivo: passe as
informações necessárias, sem ficar usufruindo de recursos estilísticos.
Seja impessoal, ou seja, não faça uso da subjetividade e de
sentimentalismo. E por fim, escreva com simplicidade, mas observando a
norma culta da língua.

É muito importante que haja correção, pois um possível equívoco pode
gerar desentendimento entre as partes e possíveis prejuízos de ordem
financeira.

Como fazer uma carta comercial? Vejamos a estrutura que deve ser seguida:

1º passo: O papel deve ter o timbre e/ou cabeçalho,
com as informações necessárias (nome, endereço, logotipo da empresa).
Normalmente, já vem impresso.

2º passo: Coloque o nome da localidade e data à
esquerda e abaixo do timbre. Coloque vírgula depois do nome da cidade!
O mês deve vir em letra minúscula, o ano dever vir junto (2008), sem
ponto ou espaço. Use ponto final após a data.

3º passo: Escreva o nome e o endereço do destinatário à esquerda e abaixo da localidade e data.

4º passo: Coloque um vocativo impessoal: Prezado(s) Senhor(Senhores), Caro cliente, Senhor diretor, Senhor Gerente, etc.

5º passo: Inicie o texto fazendo referência ao
assunto, tais como: “Com relação a…”, “Em atenção à carta enviada..”,
“Em atenção ao anúncio publicado…”, “Atendendo à solicitação…”, “Em
cumprimento a…”, “Com relação ao pedido…”, “Solicito que…”,
“Confirmamos o recebimento”, dentre outras.

Observação: Evite iniciar com “Através desta”, “Solicito através
desta”, “Pela presente” e similares, pois são expressões pleonásticas,
uma vez que está claro que o meio de comunicação adotado é a carta.

6º passo: Exponha o texto, como dito anteriormente, de
forma clara e objetiva. Pode-se fazer abreviações do pronome de
tratamento ao referir-se ao destinatário: V.Sª.; V. Exa.; Exmo.; Sr.;
etc.

7º passo: Corresponde ao fecho da carta, o qual é o
encerramento da mesma. Despeça-se em tom amigável: Cordialmente,
Atenciosamente, Respeitosamente, Com elevado apreço, Saudações
cordiais, etc.

Observação: Evite terminar a carta anunciando tal fato (Termino esta) ou de forma muito direta (Sem mais para o momento, despeço-me).

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